quarta-feira, 26 de maio de 2010

Câmara homenageia bicentenário do brigadeiro Antônio de Sampaio


Em comemoração ao bicentenário do brigadeiro Antônio de Sampaio foi realizado nesta segunda-feira, 24, na Câmara de Bela Vista, sessão solene para celebrar a data do patrono da arma de infantaria do Exército Brasileiro.

O 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado esteve presente com Oficiais, Subtenentes e Sargentos, representando seu comandante, o Major Lídison Giglio Guedes, entregou um Diploma ao presidente da câmara de vereadores, como forma de agradecimento ao apoio prestado às atividades comemorativas ao Bicentenário do Brigadeiro Sampaio.

N a seqüência o Capitão Sergio Santos, do 10º RC - Mec fez leitura de um texto alusivo ao Bicentenário do Brigadeiro Antonio Sampaio. No texto, o oficial destaca a biografia de bravura e patriotismo do Brigadeiro Sampaio e reverencia sua memória como exemplo a ser seguido.

Dr. Zinho definiu o Brigadeiro Sampaio como um dos maiores heróis da história do Brasil. "Quando se tratava de manter a integridade do território brasileiro e revidar agressões externas na fase do Império, lá estava ele", frisou, lembrando que o patrono foi condecorado seis vezes pelo imperador Dom Pedro II. "É para Antônio de Sampaio que hoje dedicamos nossas reverências de respeito e gratidão, por saber que, em suas lutas, suas vitórias e derrotas, repousam os alicerces que sustentam nossa história e a soberania de nosso povo", afirmou. "Não apenas o Exército deve se orgulhar de ter tido, em suas fileiras, homem tão dedicado e valoroso, mas todo e qualquer brasileiro."

Além de dos vereadores Dr. Zinho (PTB), Fabrizia Tinoco (PRB), Luis Péricles (PMDB), Letizia Murano (PMDB), Maria Marly (PMDB), Xandeco (PSDB) e Xande (DEM), compôs a Mesa o Major Lidison Giglo Guedes.

O BRIGADEIRO
Cearense, Antonio Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810 e começou aos 20 anos sua carreira em defesa do Brasil. O militar, considerado um dos mais valorosos cabos-de-guerra do Exército Brasileiro, conquistou todos os postos da sua carreira militar, de soldado a brigadeiro exclusivamente, por merecimento e bravura.

O brigadeiro que se dedicou inteiramente ao ofício militar foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro em 1962, por meio de decreto do presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário